This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Ténis em suspenso: ATP e WTA devem parar até 26 de abril, ITFs cancelados e Estoril Open ainda seguro
As horas passam e as notícias são cada vez piores. O Coronavírus virou pandemia esta quarta-feira e o ténis mundial prepara-se para reagir com mão pesada e cuidados extremos a este problema. E nenhum nível de competição deverá escapar, à semelhança daquilo que tem acontecido noutras modalidades e um pouco por todo o Mundo.
Vamos por partes e comecemos pelo nível de provas mais elevado: os Conselhos de Jogadores do ATP e do WTA estão reunidos esta quarta-feira — e há várias horas — no sentido de avaliar a situação em torno do Covid-19. Em cima da mesa está a suspensão do circuito durante seis semanas, a começar a partir de 16 de março, sendo que isso teria consequências evidentes nas provas que se vão disputar nesse período.
Para além do Miami Open, que arranca a 24 de março e é um torneio misto (o pai de Fabio Fognini já afirmou que a prova foi cancelada mas não há confirmação oficial…), estão ainda agendados para o referido período os torneios ATP de Marraquexe, Houston, Monte Carlo, Barcelona e Budapeste. O WTA tem provas em Charleston, Bogotá, Estugarda e Istambul. As Fed Cup Finals, tutela da Federação Internacional de Ténis (ITF) já foram adiadas ainda sem data definida…
Em relação aos circuitos Challenger, a decisão também depende da tal reunião cujo desfecho ainda não é conhecido. O circuito Challenger masculino é tutelado pelo ATP e os torneios da série WTA 125 pelo WTA, pelo que deverão seguir o caminho de todas as outras provas, até para evitar que os jogadores já inscritos nessas provas pudessem pontuar e os outros não.
O cenário no ITF World Tour é igualmente caótico. Dezasseis eventos já foram cancelados para as próximas semanas, na Tunísia e na Turquia, deixando centenas de jogadores ‘sem chão’. Em Portugal e no Brasil continuam vários eventos agendados, mas o ITF M15 de Portimão já mudou de local e o ITF de Loulé vai sendo jogar à porta fechada.
Estoril continua em agenda…
A confirmar-se que todo o ténis mundial, a todos os níveis, pára nas seis semanas a partir de 16 de março, o circuito regressará precisamente a 27 de abril, dia em que arranca o Millennium Estoril Open — ou dois dias antes se contarmos com o qualifying. O diretor da prova portuguesa, João Zilhão, confirmou-se que os preparativos para a prova portuguesa seguem de forma normal, com a estrutura amovível que habitualmente é montada a já estar em andamento. Zilhão assegura que o torneio vai respeitar as indicações governamentais e do ATP Tour, que por enquanto não inviabilizam nem condicionam a realização do torneio.
A lista de inscritos para o Estoril Open é conhecida na próxima semana. A confirmar-se que o circuito retoma precisamente na semana do evento nacional, a lista de inscritos será, certamente, a melhor da história da prova. O mesmo deverá acontecer no ATP 250 de Munique (Alemanha), que divide essa semana de calendário com o Estoril Open.
- Categorias:
- ATP World Tour
- WTA