Ténis francês continua em crise e vai sofrer algo que não acontecia desde 1979

Por Pedro Gonçalo Pinto - Junho 16, 2022

A renovação do ténis francês continua a ser motivo de preocupação. Com a geração formada por Gael Monfils, Jo-Wilfried Tsonga, Gilles Simon ou Richard Gasquet a aproximar-se do fim, tarda em surgir um gaulês que se afirme verdadeiramente. E a prova disso é o que vai acontecer na próxima atualização do ranking ATP.

Ugo Humbert falhou a defesa do título em Halle e vai sair do top 100, o que faz com que o ténis gaulês vá passa por algo que não acontecia desde… abril de 1979. Não haverá qualquer jogador gaulês com menos de 30 anos no top 50, sendo que o único representante nesta lista é o veterano Gael Monfils (agora 24.º), ele que nem sequer tem competido ultimamente.

Por outro lado, algo sintomático do momento difícil do ténis francês é a comparação direta com aquilo que era a posição de Benjamin Bonzi. Há um ano, por esta altura, Bonzi era o número 121 do ranking ATP, algo que só permitia ser o 13.º melhor francês do ranking. Agora vai tornar-se… número dois, estando provisoriamente no 56.º posto.

https:\/\/bolamarela.pt//bolamarela.pt//twitter.com/AnnaK_4ever/status/1537183458396880896?s=20&t=riR9cZuqjc2g6aHHzkyRYw

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt