Nuno Borges termina a época no 36.º posto ATP e só é superado por um ano de João Sousa
Nuno Borges, número um nacional, não foi defender o seu título no Maia Open alcançado em 2023 e por isso perdeu 100 pontos no ranking ATP
Nuno Borges, número um nacional, não foi defender o seu título no Maia Open alcançado em 2023 e por isso perdeu 100 pontos no ranking ATP
Luís Montenegro, primeiro-ministro, e o FC Porto, clube que Borges apoia, também deixaram as suas mensagens!
O vimaranense, de 35 anos, deu esta semana por encerrada a carreira profissional, ao fim de 17 anos ao mais alto nível, no Estoril Open, o ATP 250 português que venceu em 2018.
Nuno Borges alcançou esta quinta-feira no Millennium Estoril Open uma das melhores vitórias da sua carreira, ao bater Lorenzo Musetti, número 24 do Mundo.
Sousa, atual 278.º ATP, vai defrontar na segunda ronda o espanhol Alejandro Moro Canas, que surpreendeu o compatriota Albert Ramos Vinolas.
João junta-se a Henrique Rocha e Gastão Elias no quadro principal e vai defrontar o qualifier britânico Felix Gill na primeira ronda.
João vai defrontar na ronda de acesso ao quadro o lituano Vilius Gaubas (316.º), ao passo que Gastão joga com Nizolas Sanchez Izquierdo (285.º).
Recorde-se que o melhor ranking de sempre de um tenista português foi de João Sousa, que em 2016 chegou ao 28.º posto da hierarquia mundial.
O austríaco manteve sempre uma muito boa relação com o melhor jogador português de todos os tempos e até jogaram pares na edição de 2023 do Estoril Open.
A verdade é que o vimaranense está somente inscrito em torneios ATP durante o próximo mês e dificilmente entrará em algum — mesmo no qualifying.
Sousa deve descansar agora alguns dias antes de virar o foco para a fase de qualificação da Taça Davis, a 2 e 3 de fevereiro.
O vimaranense de 34 anos, segundo cabeça-de-série no Jamor, caiu diante do polaco Kasnikowski, jovem polaco de 20 anos que ocupa o 324.º posto do ranking ATP.
O vimaranense de 34 anos caiu diante do veterano espanhol Albert Ramos, ex-top 20 ATP e atual 92.º da hierarquia mundial, por 6-4 e 7-6(3), num duelo de 2h10
Ao todo, são cinco os portugueses na segunda ronda da Maia, já que Sousa se junta a Borges, Henrique Rocha, Faria e Francisco Rocha na próxima fase.
Sousa ainda salvou 11 de 13 pontos de break, ao passo que o tenista dos Antípodas não enfrentou… qualquer chance de break!
Na ronda de acesso ao quadro, Gastão Elias tem encontro marcado esta segunda-feira com o neerlandês Max Houkes (358.º ATP).
Marca duelo na segunda-feira com o austríaco Neil Oberleitner (518.º), num embate que vale uma vaga no quadro principal da competição alemã.
João Sousa foi derrotado no Challenger de Ortisei, em Itália, onde regressou esta semana à competição depois de cerca de duas semanas sem jogar.
O vimaranense comandou com break de vantagem tanto no segundo set (ainda na terça-feira) como no terceiro parcial (o único disputado esta quarta-feira).
Gastão Elias, Henrique Rocha e Jaime Faria são os outros portugueses que também entram em ação neste segundo dia de quadro principal.
João Sousa ofereceu esta sexta-feira a Portugal um ponto importantíssimo no duelo diante da Áustria, a sua 41.ª da carreira na Taça Davis