João Sousa foi condecorado pelo Presidente da República

Por José Morgado - Abril 5, 2024

João Sousa foi condecorado esta sexta-feira pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no Palácio de Belém, em Lisboa. O vimaranense, de 35 anos, deu esta semana por encerrada a carreira profissional, ao fim de 17 anos ao mais alto nível, no Estoril Open, o ATP 250 português que venceu em 2018, e foi condecorado em Belém, às 16 horas, ainda antes da tomada de posse dos secretários de Estado do novo Governo, prevista para as 18 horas. A cerimónia decorreu à porta fechada e contou com a presença da mãe, do agente, da namorada e do presidente da Federação.

João Sousa conquistou ao longo da carreira quatro títulos ATP em 12 finais disputadas (Kuala Lumpur’2013, Valência’2015, Estoril Open’2018 e Pune’2022), representou Portugal duas vezes nos Jogos Olímpicos (Rio’2016 e Toquio’2020), teve 33 representações internacionais ao serviço da Taça Davis e atingiu o 28.º lugar na hierarquia ATP, em maio de 2016, o melhor ranking de sempre de um jogador português.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt