Swiatek junta-se a Seles e Osaka num dado que mostra a sua fortaleza em Grand Slams

Por Pedro Gonçalo Pinto - Junho 10, 2023

Pode ter apenas 22 anos, mas Iga Swiatek vai ampliando um domínio impressionante numa ainda curta e muito bem-sucedida carreira. A polaca conquistou o seu terceiro título em Roland Garros, sendo que em Grand Slams já vai em quatro, se juntarmos o troféu que ergueu no US Open do ano passado. Tudo isto sem sequer conhecer o sabor da derrota na final de um Major, algo que a deixa numa companhia muito restrita.

Para que se tenha noção, há apenas outras duas mulheres na Era Open que conseguiram vencer as suas quatro primeiras finais do Grand Slam. São eles Monica Seles Naomi Osaka, às quais se junta agora Swiatek. Seles foi ao ponto de vencer mesmo as seis primeiras, com Roland Garros’1990, Australian Open’1991, Roland Garros’1991, US Open’1991, Australian Open’1992 e Roland Garros’1992. A primeira que perdeu foi a de Wimbledon em 1992.

Leia também:

 

Quanto a Osaka, a japonesa ainda mantém a perfeição, uma vez que ‘só’ jogou quatro finais de Grand Slams até agora e ganhou-as todas: US Open’2018, Australian Open’2019, US Open’2020 e Australian Open’2021.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt