Swiatek alcança registo que não se via desde Sharapova… há 16 anos

Por Pedro Gonçalo Pinto - Junho 4, 2022

Em 2020, Iga Swiatek ganhou Roland Garros de forma surpreendente. Agora, conquistou em Paris o seu segundo título do Grand Slam, mas com um estatuto bem diferente, já que era a claríssima favorita desde o primeiro momento. Ainda assim, a polaca não deixa de fixar um registo notável, uma vez que agora é dona de múltiplos títulos em Majors… com 21 anos celebrados recentemente.

É preciso recuar 16 anos até… Maria Sharapova para encontrar uma tenista mais jovem a ter mais do que um troféu do Grand Slam. Então em 2006, a russa conquistou o US Open quando tinha 19 anos, sendo que desde então não houve nenhum tenista mais jovem do que Swiatek a vencer mais do que um troféu Major.

Por outro lado, Swiatek torna-se apenas na décima jogadora na Era Open a vencer múltiplos títulos em Paris. De resto, a polaca é mesmo a quarta mais jovem nesse grupo, apenas atrás de três monstros do ténis: Monica Seles, Steffi Graf e Chris Evert.


Transmissões de todos os jogos de Roland Garros é na betano.pt! Se és fã de ténis e queres acompanhar de perto o maior torneio de ténis francês, clica AQUI. Entra na Missão Roland Garros Betano, aposta e ganha com os teus dotes de adivinhação. Para isso, só tens de fazer uma aposta múltipla (3 ou mais seleções) no torneio, com o valor mínimo de 5€. Caso percas a aposta, recebes 50% do valor apostado até 20€.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt