História e recordes: os feitos que Ruud pode alcançar com o título em Roland Garros

Por Pedro Gonçalo Pinto - Junho 4, 2022

Casper Ruud luta para fazer história em Roland Garros, onde procura conquistar o seu primeiro título do Grand Slam logo à primeira oportunidade. O norueguês terá de conseguir algo impensável e derrotar Rafael Nadal numa final em Paris, algo que nunca ninguém alcançou, mas há mais feitos para perseguir.

— Ruud procura ser o primeiro tenista de sempre a superar Nadal numa final em Roland Garros. Roger Federer tentou quatro vezes, Novak Djokovic falhou três, Dominic Thiem perdeu duas, enquanto Stan Wawrinka, David Ferrer, Robin Soderling e Mariano Puerta fecham o lote de vítimas.

— Ruud pode tornar-se no primeiro tenista norueguês a conquistar um título do Grand Slam, isto numa edição em que já fez história por ‘simplesmente’ chegar aos quartos-de-final, algo que nenhum homem do seu país tinha feito num Major.

— Ruud é o 74.º adversário de Nadal em Roland Garros, sendo que procura tornar-se no primeiro a quem o espanhol não consegue ganhar. Rafa tem três derrotas — duas com Novak Djokovic e uma com Robin Soderling –, mas já bateu esses carrascos.

— O norueguês tem a hipótese de se tornar no primeiro homem a conquistar um título do Grand Slam no mesmo torneio em que se estreou nos quartos-de-final a esse nível desde… Rafael Nadal, quando o espanhol venceu dessa forma Roland Garros em 2005.

— Ruud pode tornar-se no campeão mais jovem de um torneio do Grand Slam desde Juan Martín Del Potro, quando o argentino arrebatou o US Open de 2009 aos 20 anos.

— Depois de oito títulos todos de nível ATP 250, Ruud procura dar um salto de gigante e acrescentar um Grand Slam ao seu palmarés. Jogou a final do Masters 1000 de Miami e perdeu com Carlos Alcaraz.


Transmissões de todos os jogos de Roland Garros é na betano.pt! Se és fã de ténis e queres acompanhar de perto o maior torneio de ténis francês, clica AQUI. Entra na Missão Roland Garros Betano, aposta e ganha com os teus dotes de adivinhação. Para isso, só tens de fazer uma aposta múltipla (3 ou mais seleções) no torneio, com o valor mínimo de 5€. Caso percas a aposta, recebes 50% do valor apostado até 20€.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt