Svitolina prossegue semana incrível e está de regresso aos ‘quartos’ em Roland Garros

Por José Morgado - Junho 4, 2023

PARIS. FRANÇA. Elina Svitolina, ex-top 3 mundial, continua a viver uma semana absolutamente inesquecível em Roland Garros. Vinda de título em Estrasburgo naquele que foi o seu regresso ao mais alto nível após um ano parada por ter sido mãe pela primeira vez (em outubro, fruto da relação com Gael Monfils), a ucraniana somou este domingo um oitavo triunfo consecutivo para se qualificar para os quartos-de-final em Paris pela quarta vez — está agora a uma vitória da sua primeira meia-final! É a nona vez que chega aos ‘quartos’ de um Major, primeira desde o US Open de 2021.

Num encontro com muitos altos e baixos e mais erros do que as duas gostaria de ter cometido, Svitolina derrotou a russa Daria Kasatkina, uma russa que já se declarou anti-guerra várias vezes (ainda assim, não houve aperto de mão), por 6-4 e 7-6(5), numa batalha de duas horas que contou com casa cheia no Suzanne Lenglen e, naturalmente, muito apoio para a jogadora casada com Monfils — presente na sua box.

Nos ‘quartos’, Svitolina espera agora pela vencedora do encontro entre a bielorrussa Aryna Sabalenka e a norte-americana Sloane Stephens.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt