Svitolina derrota lendária Venus Williams em Wimbledon

Por José Morgado - Julho 3, 2023
svitolina

Elina Svitolina, que tem estado em muito boa forma — título em Estrasburgo e quartos-de-final em Roland Garros — desde que voltou após ser mãe pela primeira vez, venceu esta segunda-feira aquele que era porventura o encontro de primeira ronda feminina mais aguardado da edição de 2023 de Wimbledon.

A ucraniana de 28 anos, ex-top 3 mundial e atualmente já de volta ao top 100 WTA, derrotou Venus Williams, cinco vezes campeã e a jogar o torneio pela 24.ª vez desde 1997, por 6-4 e 6-3, num encontro de qualidade, competitivo, mas onde ficaram de novo evidentes algumas dificuldades físicas da norte-americana de 43 anos, que sentiu um problema no joelho direito bem cedo no encontro depois de escorregar na relva. Svitolina vai defrontar a belga Elise Mertens na segunda ronda.

As últimas horas de quadro feminino viram ainda a campeã olímpica Belinda Bencic (14.ª) levar a melhor sobre a wild card local Katie Swan (147.ª), por 7-5 e 6-3.

Garcia e Kasatkina fazem valer estatuto de top 10 e seguem para a 2.ª ronda em Wimbledon

 

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt