SURREAL: Van de Zandschulp arrasa Alcaraz numa das maiores surpresas da história do ténis

Por José Morgado - Agosto 30, 2024

As casas de apostas dizem que é a maior surpresa da história recente do ténis mundial. Carlos Alcaraz, número três do Mundo e campeão dos últimos dois torneios do Grand Slam — Roland Garros e Wimbledon — foi eliminado de forma absolutamente inesperada na segunda ronda do US Open, prova que o espanhol de 21 anos venceu em 2022, conquistando na altura o seu primeiro Major da carreira.

O tenista espanhol, que este ano conquistou igualmente a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Paris’2024, foi totalmente arrasado pelo neerlandês Botic Van de Zandschulp, antigo top 25 ATP, quartofinalista deste torneio em 2021 mas atualmente no modesto 74.º posto ATP e a fazer uma época muito fraca, por 6-1, 7-5 e 6-4, num encontro resolvido em 2h20 no qual o tenista do centro da Europa foi sempre muito superior ao futuro hall of famer.

Alcaraz tentou reagir, mas exibiu-se muito abaixo do esperado perante um rival em absoluto estado de graça, que marca duelo na terceira ronda com o britânico Jack Draper, de 22 anos.

Espanha não terá qualquer jogador na terceira ronda de singulares masculinos de um Slam pela primeira vez desde 1999.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com