Só dois tenistas atingiram final de um Grand Slam com mais sets perdidos do que Medvedev

Por Pedro Gonçalo Pinto - Janeiro 26, 2024

A caminhada de Daniil Medvedev ate à final do Australian Open 2024 foi longe de simples ou pacífica. O número três do ranking ATP teve de sair de uma desvantagem de dois sets a zero por duas vezes, foi levado a cinco parciais numa outra ocasião, perdeu um parcial por duas vezes e só numa ronda avançou sem qualquer set perdido.

No total, Medvedev deixou oito parciais pelo caminho, um dos totais mais altos de sempre de um tenista que acabou por atingir a final de um torneio do Grand Slam. Mais do que o russo só mesmo Steve Denton (9 no Australian Open de 1981) e Marat Safin (9 no Australian Open de 2004), sendo que ambos perderam.

Igualmente com oito, Harold Solomon (em Roland Garros 1976) perdeu, ao passo que o único exemplo que dá inspiração a Medvedev é o do brasileiro Gustavo Kuerten, campeão em Roland Garros em 1997, com os referidos oito set perdidos até chegar à final.

Leia também:

 

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt