Sinner faz o impensável, elimina Djokovic e está na final do Australian Open

Por José Morgado - Janeiro 26, 2024
sinner-sf

Jannik Sinner, de 22 anos, viveu esta sexta-feira o momento mais importante da sua ainda curta carreira, ao qualificar-se para a final do Australian Open, a primeira da sua carreira em torneios de Grand Slam. E fê-lo à custa do campeoníssimo Novak Djokovic, número um do Mundo e vencedor deste torneio por 10 vezes, que nunca antes havia perdido numa meia-final ou final em Melbourne Park.

Num encontro que prometia muito, mas que não ofereceu exatamente tudo aquilo que se esperava, Sinner, número quatro do Mundo e vindo de uma reta final de 2023 memorável, que fechou com o título na Taça Davis, superou um irreconhecível (e em muitos momentos desastroso) Novak Djokovic por 6-1, 6-2, 6-7(6) e 6-3, num duelo resolvido em 3h22. O sérvio ainda conseguiu subir o nível dos dois primeiros sets para os seguintes, mas fez mais de meia centena de erros não forçados e acabou por cair em quatro sets depois de até ter tido um match point no tie-break do terceiro parcial.

Para Novak Djokovic, esta é a primeira vez que perde nas meias-finais ou na final deste torneio, onde até este ano sempre que chegou às meias-finais acabou a erguer o troféu. Pelo caminho fica igualmente a sua série de 33 vitórias seguidas neste torneio. Não perdia desde 2018…

Na final, Sinner, que vai ser o quinto jogador italiano na final de um Grand Slam em singulares masculinos, vai defrontar no encontro do título o vencedor da segunda meia-final, entre o russo Daniil Medvedev (3.º ATP) e o alemão Alexander Zverev (6.º).

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt