Shapovalov grita para adepto e é desqualificado contra Shelton… a enfrentar match points

Por Pedro Gonçalo Pinto - Agosto 3, 2024

Uma situação verdadeiramente surreal colocou Ben Shelton nas meias-finais do ATP 500 de Washington. O norte-americano, número 14 do ranking mundial, estava com três match points na mão e preparava-se para fechar o encontro quando Denis Shapovalov (139.º) foi… desqualificado.

Ora, o resultado final é de 7-6(5) e 6-6(6-3), sendo que em causa esteve o que o canadiano fez no momento em que Shelton avançou para esse 6-3. Enquanto atirava a raquete ao chão, Shapovalov terá gritado impropérios para um adepto, o que fez com que o árbitro Greg Allensworth chamasse o supervisor ao court. Perante o que foi relatado pelo juiz de cadeira, a decisão foi mesmo de desqualificar Shapovalov e terminar o encontro… a um ponto do fim, mesmo com Shelton a garantir que não ouviu nada de errado e que queria continuar.

No entanto, diga-se que as ramificações desta decisão vão bem mais fundo para o canadiano. É que Shapovalov estava a subir virtualmente para o 106.º posto do ranking ATP com esta caminhada até aos ‘quartos’, sendo que agora deverá mesmo perder os pontos e o prize money todo do torneio.

Já Shelton segue para as meias-finais e agora vai medir forças com Flavio Cobolli (48.º), italiano que levou a melhor numa autêntica batalha com Alex Michelsen (60.º), com os parciais 7-5, 3-6 e 7-6(2).

Leia também:

 

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt