Será que vai acontecer? Alcaraz pode roubar recorde impressionante a Nadal no início da época

Por Bola Amarela - Dezembro 15, 2021
nadal-alcaraz

Trata-se de um dos recordes mais difíceis de roubar no ténis mundial, mas há um candidato que parece pronto para atacar algo que parecia impensável. Rafael Nadal ainda é, nos dias que correm, o tenista mais novo de sempre a entrar no top 10 do ranking mundial masculino. O campeoníssimo espanhol tinha 18 anos e 10 meses quando furou a elite do ténis mundial – e de lá nunca mais saiu, diga-se… -, mas agora vê um compatriota com hipóteses de lhe roubar esse registo.

Falamos, claro, de Carlos Alcaraz. Nesta altura, com 18 anos e 7 meses, o jovem prodígio é o número 32 do ranking ATP. Tendo em conta a idade, para bater o recorde do seu ídolo, será preciso entrar no top 10 o mais tardar até aos primeiros dias de março, pelo que se trata de uma autêntica corrida contra o tempo.

Alcaraz defende 70 pontos do Australian Open, 45 do Rio de Janeiro, 20 de Melbourne 1 e ainda 20 de um par de torneios do ITF World Tour que venceu no início de 2020. Tudo somado são 155 pontos. Ora, retirando esse total, Alcaraz seria número 41 do mundo, pelo que é necessário um arranque de temporada soberbo. Com 1457 pontos – já sem os tais pontos que vão cair -, Alcaraz vê Jannik Sinner como ponto de referência, já que é o 10.º com 3350. A distância é grande, mas um grande Australian Open e mais um par de excelentes torneios podem levar a fazer história.

Caso não consiga fixar o recorde, ainda poderá ultrapassar, por exemplo, o registo de… Novak Djokovic. O sérvio está na segunda posição desta lista, ao ter entrado no top 10 com 19 anos e 9 meses, seguido de Andy Murray, com 19 anos e 11 meses.

Bola Amarela