Sampras despede-se de Federer: «Nunca mudaste, sempre fiel e ti mesmo»

Por José Morgado - Setembro 23, 2022
federer-sampras

Pete Sampras, o homem que viu Roger Federer bater todos os seus recordes durante a primeira década do século 20, deixou uma mensagem de despedida para o suíço, que sempre o idolatrou, no fim-de-semana em que o campeoníssimo de Basileia vai pendurar as raquetas.

Não tenho certeza de como começar, então vou começar pelo princípio, pela primeira vez em que nos encontramos, em Wimbledon 2001. Tinhas 19 anos, eras um jogador promissor que as pessoas estavam já a falar muito na altura. E venceste-me, mostrando seres já naquela altura um jogador muito especial. Eu não poderia imaginar que 20 anos depois terias 20 Grand Slams e conquistado tudo isto. Admiro a maneira como conduziste a tua carreira, de início ao fim. Nunca mudaste em todos esses anos, mantiveste-te fiel a ti mesmo. Estamos todos tristes com tua  partida, mas faz parte do desporto.Sentiremos a tua falta”, pode ler-se na mensagem difundida pelo ATP Tour.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt