Sabalenka: «Nem entendia por que me pediam autógrafos mas agora tenho um Grand Slam»

Por Pedro Gonçalo Pinto - Janeiro 28, 2023

Aryna Sabalenka já pode finalmente dizer que é dona de um título do Grand Slam. A bielorrussa conquistou o Australian Open 2023, ao bater Elena Rybakina, confessando que este é o melhor dia da sua vida. Mais do que isso até, Sabalenka garante que isto é um ponto de viragem na forma como acredita no seu potencial.

O QUE SENTE APÓS O ENCONTRO

Isto é uma loucura. É difícil explicar o que sinto neste momento. Estou só muito feliz, orgulhosa. É o melhor dia da minha vida. No último jogo estava um pouco nervosa, como é lógico. Repetia para mim própria que ninguém disse que ia ser fácil e que devia trabalhar para ganhar até ao último ponto. Foi um encontro muito complicado, então estou muito feliz por ter controlado as minhas emoções para ganhar.

SENTIMENTO AINDA MELHOR

O caminho que percorri faz com que ainda desfrute mais depois de todos os encontros difíceis. Agora sinto que precisava mesmo daquelas derrotas para me entender melhor. Foi uma espécie de preparação. Agora sinto-me feliz por ter perdido aqueles encontros, que fizeram com que eu me tornasse uma jogadora diferente, uma Aryna diferente.

Leia também:

 

CRENÇA DIFERENTE

Era sempre estranho quando me vinham pedir um autógrafo. Eu pensava ‘porque é que me estás a pedir um autógrafo? Não sou ninguém’. Mas agora tenho um Grand Slam e sinto-me diferente. Respeito-me muito mais a mim mesma. Começo a entender que estou aqui porque trabalho muito, que sou realmente uma jogadora muito boa. Sei que sou uma grande jogadora e posso controlar as emoções no court. Em cada momento complicado recordava-me disto.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt