Sabalenka vence final fantástica e conquista primeiro Slam no Australian Open

Por José Morgado - Janeiro 28, 2023
sabalenka-ausopen

Aryna Sabalenka, bielorrussa de 24 anos já há muito tempo apontada como parte do futuro do ténis mundial, conquistou este domingo o seu primeiro título de Grand Slam, ao sagrar-se campeã da edição de 2023 do Australian Open, em Melbourne, impondo-se numa das melhores finais femininas em Majors nos últimos anos.

Num encontro que foi a perfeita definição de ‘first strike tennis’, com as duas jogadoras em busca do winner a cada pancada, a possante bielorrussa, atual número cinco mundial (será segunda atrás de Iga Swiatek na segunda-feira) derrotou a cazaque Elena Rybakina, campeã de Wimbledon e que fará a sua estreia no top 10 WTA depois deste torneio, por 4-6, 6-3 e 6-4, numa final fantástica de 2h25, em que o número de winners (83) superou largamente o de erros não-forçados (53).

A final foi sempre muito equilibrada, mas a superior agressividade de Sabalenka no terceiro set acabou por fazer a diferença. A bielorrussa também serviu melhor (17 ases) do que a cazaque durante a final, que acabou por ser um dos dados mais surpreendentes. O final do embate foi tenso, com Sabalenka a precisar de quatro match points para fechar, mas a bielorrussa acabou mesmo por conseguir cortar a linha de meta e levar a melhor numa final memorável entre duas jogadoras que provavelmente vão ganhar mais Slams nos próximos anos…

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com