Sabalenka e Pegula avançam em Pequim; Jabeur e Kasatkina derrotadas

Por José Morgado - Outubro 3, 2023
sabalenka-champ.jpg

Aryna Sabalenka, número um do Mundo, continua a defender com sucesso o seu estatuto de número um mundial, naquele que é o seu primeiro torneio desde que ascendeu a essa sua nova condição. A bielorrussa de 25 anos qualificou-se esta terça-feira para os oitavos-de-final do WTA 1000 de Pequim, mas não sem antes ter de recuperar de uma vantagem de um break em ambos os sets diante da britânica Katie Boutler (56.ª WTA), por 7-5 e 7-6(2) para marcar duelo com Jasmine Paolini na quarta-feira.

Igualmente nos ‘oitavos’ estão outras duas top 10: Jessica Pegula, recentemente finalista em Tóquio e quarta WTA, e Caroline Garcia, 10.ª WTA e finalmente a jogar bom ténis esta época. A norte-americana derrotou virou para bater a russa Anna Blinkova (39.ª) por 6-7(2), 6-2 e 6-1 e vai defrontar Jelena Ostapenko nos ‘oitavos’, ao passo que a francesa levou a melhor sobre a cazaque Yulia Putintseva, vencendo por 6-3, 3-6 e 6-3. Encara Anhelina Kalinina na próxima ronda.

Eliminadas na segunda ronda foram as favoritas Ons Jabeur (7.ª) e Daria Kasatkina (13.ª): Jabeur caiu diante da ucraniana Marta Kostyuk (44.ª) por 7-6(5) e 6-1 e abre a porta a Maria Sakkari de a poder ultrapassar na luta pelas WTA Finals esta semana, ao passo que Kasatkina não resistiu a Wang Xinyiu, última representante local, que brilhou para vencer por 6-4 e 6-2.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com