Sabalenka continua sem perder sets em 2023 e estreia-se no top 4 em Melbourne

Por José Morgado - Janeiro 25, 2023
sabalenka

Aryna Sabalenka, número quatro do Mundo e tenista com melhor ranking — e em melhor forma — que ainda sobra no Australian Open 2023, garantiu esta quarta-feira a sua qualificação para as meias-finais do primeiro Grand Slam da temporada. A bielorrussa, que ainda não perdeu qualquer encontro (9-0), nem sequer set (18-0) esta temporada, está pela quarta vez no top 4 de um Major, depois de perder em Wimbledon 2021 (Karolina Pliskova) e no US Open 2021 (Leylah Fernandez) e 2022 (Iga Swiatek).

Num encontro de quartos-de-final muito mais equilibrado e interessante do que o parcial indica, Sabalenka derrotou a croata Donna Vekic, número 64 do Mundo mas antiga top 20 e uma das grandes histórias desta edição da prova, por 6-3 e 6-2, em 1h50, num encontro em que acabou por ser sempre melhor nos momentos importantes. Vekic só aproveitou, por exemplo, dois de 12 (!) pontos de break no saque da ex-número dois WTA.

Nas meias-finais de quinta-feira, Sabalenka tem encontro marcado com a polaca Magda Linette, 45.ª WTA e grande surpresa da prova, num duelo que garante uma nova finalista em torneios de Grand Slam. Será o terceiro encontro entre as duas e a bielorrussa comanda o confronto direto por 2-0.

José Morgado
Jornalista do Jornal Record e Comentador Sport TV. Ténis 24/7.