Sabalenka acaba com percurso de sonho de Svitolina e estreia-se nas meias-finais em Paris

Por José Morgado - Junho 6, 2023

Aryna Sabalenka, número dois WTA e melhor jogadora da temporada — ganhou o Australian Open, Madrid e lidera a WTA Race — garantiu esta terça-feira o acesso às meias-finais de Roland Garros pela primeira vez na sua carreira, confirmando que está a viver uma época inesquecível. É a 12.ª vitória seguida de Sabalenka em torneios de Grand Slam, mantendo viva a possibilidade — naturalmente remota — de conquistar o Slam de calendário em 2023.

Num encontro tenso pelas razões extra-ténis que são conhecidas — no final não houve qualquer tipo de cumprimento nem simpatia entre as duas — Sabalenka, de 25 anos, derrotou a ucraniana Elina Svitolina, numa impressionante série de oito vitórias seguidas depois de ter regressado após ser mãe em outubro, por 6-4 e 6-4, num duelo interessante, mas onde a potência de jogo da bielorrussa acabou por fazer a diferença nos momentos decisivos.

Sabalenka vai agora defrontar a checa Karolina Muchova, naquele que será o segundo encontro entre ambas. A bielorrussa venceu o anterior, há quase quatro anos.

 

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt