Ruud vence Prémio Desportivismo que era dominado por Federer e Nadal desde… 2004!

Por Pedro Gonçalo Pinto - Dezembro 16, 2022

Desde 2004, quando chegava a hora de conhecer o vencedor do Prémio Desportivismo Stefan Edberg, havia pouca novidade nesse anúncio. Era certo que dali iria sair Roger Federer ou Rafael Nadal, já que ninguém fora destes dois arrebatou o troféu nos últimos 18 anos, sendo que Rafa venceu por cinco vezes e Roger as outras todas. Mas eis que tudo mudou em 2022.

Casper Ruud é o novo dono do prémio de desportivismo do ATP Tour, com o norueguês a ver reconhecido o seu comportamento dentro e fora de court. Aos 23 anos, o número três do ranking mundial acaba por ser distinguido depois de uma temporada histórica também em termos de resultados, já que atingiu a final de dois torneios do Grand Slam e chegou a estar a apenas um triunfo de se tornar líder do ranking ATP.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt