Rune descobre soluções e dá a volta a Dimitrov rumo à estreia nos ‘quartos’ de Wimbledon

Por Pedro Gonçalo Pinto - Julho 10, 2023

Há uma semana, Holger Rune nunca tinha vencido sequer um set em Wimbledon. Uma semana depois, acaba de carimbar o passaporte rumo aos quartos-de-final do mítico Grand Slam britânico. Para tornar esse sonho realidade, o dinamarquês de 20 anos precisou de encontrar soluções para os problemas impostos pela experiência de Grigor Dimitrov (24.º), mas a verdade é que o número seis do Mundo manteve a calma e fê-lo com mestria.

Rune triunfou com os parciais 3-6, 7-6(6), 7-6(4) e 6-3, ao cabo de quase três horas e meia, num duelo que chegou a parecer bem encaminhado para o búlgaro de 32 anos. É que Dimitrov liderou por 6-3 e 4-2, sendo que quando servia a 4-3 e com 30-15 no marcador, fica na retina uma direita que falhou colado à rede. Esse foi mesmo um ponto de inflexão, já que Rune nunca mais enfrentou um break point daí para a frente e mostrou gelo nas veias nos momentos decisivos.

Ainda pior foi o facto de o break fatal no quarto set ter surgido com duas duplas faltas seguidas de Dimitrov, acabando por ficar sem hipóteses reais de dar a volta ao texto daí para a frente. Assim, Rune estreia-se nos quartos-de-final de Wimbledon e está nesta ronda pela terceira vez num torneio do Grand Slam, depois de duas em Roland Garros. Vai à procura da primeira meia-final, sendo que terá Carlos Alcaraz ou Matteo Berrettini pela frente.

Leia também:

 

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt