Rublev resiste a batalha brutal com De Minaur e sonha rumo aos ‘quartos’ do Australian Open

Por Pedro Gonçalo Pinto - Janeiro 21, 2024

Num duelo com ambiente de Taça Davis, de alta voltagem, com momentos espetaculares e muita tensão, Andrey Rublev conseguiu combater os fantasmas que tantas vezes lhe esconderam o caminho do sucesso e colocou um ponto final no sonho de Alex de Minaur no Australian Open, carimbando o acesso aos quartos-de-final.

O Demon, número 10 do Mundo, sonhava com o seu Grand Slam de afirmação e tinha o apoio dos adeptos da casa, mas o russo, quinto classificado, agigantou-se para resistir a 4h15 de intensa batalha, com os parciais 6-4, 6-7(5), 6-7(4), 6-3 e 6-0. Sentiram-se os nervos de parte a parte, bastando perceber que Rublev fez oito breaks em 13 oportunidades, ao passo que o russo salvou 13 dos 16 pontos de break que teve pela frente.

Rublev soltou-se definitivamente das amarras no quinto set e nunca se rendeu à frustração, garantindo o apuramento para os quartos-de-final de um torneio do Grand Slam pela décima vez na carreira, a terceira em Melbourne Park. Para que se tenha noção da consistência, chegou aos ‘quartos’ em seis dos últimos sete Majors que disputou, falhando apenas em Roland Garros no ano passado, enquanto foi impedido de competir em Wimbledon’2022.

Agora vem aí o que nunca conseguiu fazer: chegar às meias-finais. Para fazer história a nível pessoal, Rublev terá de ultrapassar o super em forma Jannik Sinner, que ainda não cedeu qualquer set.

Leia também:

 

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt