Roddick: «Tsitsipas é muito parecido com Federer»

Por José Morgado - Janeiro 10, 2021
Federer-Tsitsipas
Switzerland’s Roger Federer, left, shakes hands with Stefanos Tsitsipas of Greece at the net after winning their match at the Hopman Cup in Perth, Australia, Thursday Jan. 3, 2019. (AP Photo/Trevor Collens)

Andy Roddick, ex-número um do Mundo, esteve no Tennis Channel a analisar as qualidades e defeitos do ténis de Stefanos Tsitsipas, grego de 22 anos que ocupa o sexto lugar do ranking mundial. O norte-americano acredita que 2021 pode ser o ano do helénico e compara-o… com Roger Federer.

“É uma das maiores estrelas do circuito atualmente e já derrotou algumas das maiores lendas da modalidade. Considerou-o uma espécie de sucessor de Federer porque ele é muito parecido com o Roger na maneira de jogar, mas está na hora de começar a lutar por títulos de Grand Slam”, confessou o norte-americano.

E o que falta para lá chegar? “Ele não sabe o que é ganhar um encontro de ténis sem jogar bem. Quando tem um dia mau, perde. E esse é o seu problema. Ele tem de aprender a vencer encontros naqueles dias em que não joga tão bem. Há que exigir um pouco mais dele, porque o talento que tem é especial”.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt