Qual o melhor parceiro de pares, Federer ou Nadal? Tsitsipas pensou, tremeu e… lá decidiu

Por José Morgado - Setembro 22, 2019
tsitsipas-nadal-federer

Stefanos Tsitsipas viveu um fim-de-semana muito especial na Laver Cup. O grego de 21 anos jogou na variante de pares ao lado tanto de Roger Federer como de Rafael Nadal, os dois melhores tenistas de todos os tempos. Tsitsipas não escondeu o quão especial foi esta experiência.

“Esta experiência tem sido incrível emocionalmente. Tenho arrepios quando penso nela. Em menos de 16 horas joguei pares ao lado do Roger e do Rafa. É inacreditável. Deu-me a oportunidade de estar com eles lado a lado no court  e isso foi único. A determinação, a concentração e a capacidade que eles têm estar sempre no controlo”, confessou em conferência de imprensa.

Tsitsipas teve depois a difícil tarefa de ter de escolher qual dos dois — Federer ou Nadal — é o seu parceiro de pares de sonho. “Isso é uma situação complicada. Ajudei jogar com ambos. Eles respondem ambos muito bem. Devolvem muitas bolas. Se tiver de escolher… eu idolatro o Federer desde muito jovem e tê-lo como parceiro de pares é um sonho tornado realidade. Mas o Nadal também, a energia que ele tem no campo é parecida com a minha. Mas pelo facto de ter crescido a tentar ser um pouco como ele, escolheria o Federer.”

O helénico, campeão do Millennium Estoril Open, gostou de partilhar experiências com os seus companheiros. “Adorei cada momento que partilhei com cada membro da equipa. É bom partilhar e devia acontecer mais vezes.”

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt