This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Preparador físico de Federer admite: «É um alívio ele acabar a carreira»
Roger Federer pensou muito e tomou a decisão de terminar a sua carreira. Uma notícia que teve um enorme impacto em todos os que o rodeiam, como Pierre Paganini, preparador físico durante todo o seu percurso. Ora, Paganini não esconde que se sente aliviado por tudo terminar, uma vez que receava que algo terrível pudesse acontecer num regresso à ação.
COMO A DECISÃO FOI TOMADA
Isto não é algo que tenha surgido de forma espontânea. Sabíamos disto há algum tempo. Em julho fez treinos a combinar vários elementos e percebeu que precisava de muitíssimo esforço para chegar a uma intensidade relativamente baixa, insuficiente para poder competir ao mais alto nível. Trabalhei com ele durante 22 anos, sinto-me tremendamente privilegiado por ter conhecido um dos melhores desportistas da história e uma pessoa extraordinária. É um milagre ter aguentado até esta idade e o conseguiu entre 2017 e 2019 é incrível. Roger submeteu o seu corpo a uma tensão extrema e prolongada no tempo, por isso parar agora parece-me uma decisão inteligente.
ALÍVIO POR CHEGAR AO FIM
Roger sente uma grande paixão pelo ténis e, parando agora, acho que garante que continua a desfrutar deste desporto durante o resto da vida. É um alívio ele acabar a carreira porque tinha muito medo que se voltasse a lesionar e isso condicionasse o resto da sua vida. Como desportista de elite há que ser suficientemente inteligente para saber onde estão os limites que não se podem baixar. É uma pessoa muito sensível e emocional, pelo que o momento em que nos disse que ia acabar a carreira foi especial e emotivo.
SEMPRE A SURPREENDER
Desde a minha perspetiva de preparador físico, não deixou de me surpreender uma e outra vez pela sua capacidade de esforço e sacrifício. Foi incrível ver como lidava com cada treino. O mais espetacular da sua carreira é que em court fazia parecer tudo fácil, mas as pessoas não conseguem imaginar o trabalho que havia por trás.
- Categorias:
- ATP World Tour
- Roger Federer