Portugal-Letónia, 0-2: Francisca Jorge leva Ostapenko ao limite mas cai em batalha brutal

Por Pedro Gonçalo Pinto - Abril 8, 2024
francisca-jorge
FOTO: Sara Falcão/FPT

Francisca Jorge, 190.ª do ranking WTA, esteve incrivelmente perto de somar uma das maiores vitórias da história do ténis português, depois de levar Jelena Ostapenko, atual número 10 do Mundo, ao limite. No entanto, o sonho escapou por entre os dedos da número um nacional no embate com a Letónia, a contar para o Grupo A do Grupo I da zona Europa/África da Billie Jean King Cup.

Os parciais 6-4, 4-6 e 7-6(4), ao cabo de 2h46, dizem tudo sobre aquela que foi uma tremenda batalha no Centralito. Kika conseguiu arrancar o segundo set para lançar a dúvida e recuperou de 1-4 na terceira partida, até ter dois pontos de break para fazer o 6-5 e servir para fechar. A decisão acabou por ir para o tie-break, onde Francisca Jorge voltou a ir de 1-4 para 4-4 antes de ceder.

Assim, Portugal perde o embate com a Letónia, mas ainda volta à ação em pares esta tarde. Recorde-se que Países Baixos e Turquia também estão neste Grupo A: o primeiro classificado segue para o playoff de acesso às Finals, o segundo fica na luta e o quarto terá de jogar para não descer.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt