Pedro Araújo domina e lidera trio português na última ronda do qualy em Loulé

Por Pedro Gonçalo Pinto - Fevereiro 27, 2023
Pedro-Araújo
Sara Falcão/FPT

Pedro Araújo, terceiro cabeça-de-série da fase de qualificação, é um de três portugueses que estão a somente um triunfo de se juntarem a outros cinco no quadro principal do ITF de 25 mil dólares de Loulé. O jovem de 20 anos assinou uma exibição tranquila e garantiu o segundo triunfo da semana, enquanto vai recuperando todo o ritmo competitivo.

A promessa nacional, attualmente no 644.º posto do ranking ATP, desfez-se facilmente do alemão Michel Hopp (1532.º), fechando com os parciais 6-3 e 6-4 em pouco mais de uma hora. Araújo dominou a toda a linha, salvou os dois pontos de break que enfrentou e agora vai discutir o acesso ao quadro principal com o espanhol Tomás Curras Abasolo (1555.º).

Quem também seguiu em frente foi Gonçalo Falcão (sem ranking nesta altura). O veterano de 35 anos assinou um grande triunfo sobre o neerlandês Mick Veldheer (716.º e quinto pré-designado), com os parciais 4-6, 7-6(3) e 10-4, em pouco menos de duas horas de encontro. Segue-se o brasileiro João Marcos Nusdeo (1204.º), que bateu o português Tomás Tenil, por 6-3 e 6-1.

Já Tiago Pereira (1430.º) levou a melhor sobre o britânico Mason Dace (sem ranking aos 18 anos), por 6-1 e 6-3, e agora prepara-se para o sétimo cabeça-de-série, o norte-americano Dali Blanch (815.º), responsável pela eliminação de Afonso Portugal, por 6-2 e 6-2. João Dinis Silva Manuel Almeida também ficaram pelo caminho na segunda eliminatória diante de Ryotaro Matsumura (9.º favorito) e Harry Wendelken (2.º), respetivamente.

Recorde-se que no quadro principal já estão Duarte Vale, Gonçalo Oliveira, Henrique Rocha, Fábio Coelho Jaime Faria.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt