Araújo, Falcão e Pereira garantem vaga no quadro principal em Loulé

Por José Morgado - Fevereiro 28, 2023
araujo-loulé

Pedro Araújo (643.º do ranking ATP), Gonçalo Falcão e Tiago Pereira, estes últimos sem ranking mundial, qualificaram-se esta terça-feira para o quadro principal do ITF M25 de Loulé, a quarta de uma série de seis provas profissionais da Federação Internacional de Ténis em solo algarvio.

Araújo, de 20 anos, semifinalista deste torneio em 2021, confirmou o estatuto de terceiro cabeça-de-série com uma vitória dura diante do espanhol Tomás Curras Abasolo (1578.º ATP), por 6-3 e 7-6(5). O lisboeta, à procura de confiança e de vitórias, está a encontrar essas sensações de novo neste início de semana em Loulé, tendo vencido três encontros seguidos em dois sets em que teve sempre de recuperar de break abaixo no segundo parcial.

Falcão e Pereira alcançaram vitórias importantes: o veterano lisboeta derrotou o brasileiro João Marcos Nusdeo (1201.º), por 6-1 e 6-2, ao passo que o jovem algarvio alcançou um grande triunfo diante do norte-americano Dali Blanch (819.º), por 6-2 e 7-5.

Este trio de qualifiers junta-se a Gonçalo Oliveira, Duarte Vale, Henrique Rocha, Jaime Faria e Fábio Coelho no quadro principal. Estes dois últimos jogam já esta terça-feira a primeira ronda.

Kiko eliminado na Índia

Em sentido inverso, Frederico Silva (225.º ATP) foi derrotado numa batalha épica na primeira ronda do Challenger de Pune, na Índia. O caldense, que celebra amanhã 28 anos, perdeu com o sérvio Nikola Milojevic (321.º ATP), por 6-7(4), 7-6(1) e 6-4.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt