Ostapenko volta a derrotar Swiatek e atira a campeã para fora do US Open

Por José Morgado - Setembro 4, 2023
ostapenko

Jelena Ostapenko, campeã de Roland Garros em 2017 e uma das personalidades mais relevantes do ténis feminino nos últimos anos, voltou a mostrar este domingo ao final da noite em Nova Iorque que não há ninguém como ela. A letã de 26 anos, um dos grandes talentos do ténis mundial e antiga top 5 WTA, qualificou-se para os quartos-de-final do US Open pela primeira vez na carreira, às custas da polaca Iga Swiatek, número um do Mundo e campeã em título da prova.

Num encontro de grande qualidade, Ostapenko fez uma das melhores exibições da sua carreira para ultrapassar em potência e qualidade a número um WTA, por 3-6, 6-3 e 6-1, em menos de duas horas. A tenista do norte da Europa disparou 30 winners contra 18 de Swiatek e fez apenas mais dois erros (20 contra 18) do que a líder mundial. O público, que ficou em grande número pela noite dentro, foi reagindo com choque aos winners supersónicos da letã.

Ostapenko, que é agora a primeira jogadora a derrotar Swiatek em 2023 (50-1) depois de perder o primeiro set, vai defrontar nos quartos-de-final a norte-americana Coco Gauff, número 6 do Mundo. O confronto direto regista um empate 1-1, mas Jelena derrotou Coco no Australian Open 2023.

Com este resultado, Swiatek perde também a liderança do ranking ao fim de 75 semanas para a bielorrussa Aryna Sabalenka.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt