This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Ostapenko volta a derrotar Swiatek e atira a campeã para fora do US Open
Jelena Ostapenko, campeã de Roland Garros em 2017 e uma das personalidades mais relevantes do ténis feminino nos últimos anos, voltou a mostrar este domingo ao final da noite em Nova Iorque que não há ninguém como ela. A letã de 26 anos, um dos grandes talentos do ténis mundial e antiga top 5 WTA, qualificou-se para os quartos-de-final do US Open pela primeira vez na carreira, às custas da polaca Iga Swiatek, número um do Mundo e campeã em título da prova.
Num encontro de grande qualidade, Ostapenko fez uma das melhores exibições da sua carreira para ultrapassar em potência e qualidade a número um WTA, por 3-6, 6-3 e 6-1, em menos de duas horas. A tenista do norte da Europa disparou 30 winners contra 18 de Swiatek e fez apenas mais dois erros (20 contra 18) do que a líder mundial. O público, que ficou em grande número pela noite dentro, foi reagindo com choque aos winners supersónicos da letã.
Jelena Ostapenko reaches the #USOpen quartefinals for the first time in her career! pic.twitter.com/QzSWObVJYE
— US Open Tennis (@usopen) September 4, 2023
Ostapenko, que é agora a primeira jogadora a derrotar Swiatek em 2023 (50-1) depois de perder o primeiro set, vai defrontar nos quartos-de-final a norte-americana Coco Gauff, número 6 do Mundo. O confronto direto regista um empate 1-1, mas Jelena derrotou Coco no Australian Open 2023.
Com este resultado, Swiatek perde também a liderança do ranking ao fim de 75 semanas para a bielorrussa Aryna Sabalenka.