Ostapenko e o segredo frente a Swiatek: «Sou agressiva e ela não gosta!»

Por José Morgado - Setembro 4, 2023

Jelena Ostapenko, letã de 26 anos que é um dos grandes talentos do ténis mundial e antiga top 5 WTA, qualificou-se este domingo ao final da noite para os quartos-de-final do US Open pela primeira vez na carreira, às custas da polaca Iga Swiatek, número um do Mundo e campeã em título da prova. Ostapenko comanda agora o confronto direto diante da polaca por 4-0 e é, de longe, a jogadora do circuito com maior sucesso diante da polaca.

E como é que ela explica esse sucesso? “Espero sempre grandes batalhas contra ela. É uma grande jogadora, muito consistente e ganhou muitos Grand Slams. Mas quando entro em court sei o que tenho de fazer contra ela: jogar o meu ténis, ser muito agressiva porque é isso que ela não gosta. Ela não gosta de defrontar jogadoras que batem forte e profundo. Gosta de ter tempo e quando não tem fica em apuros”.

Leia também:

Ostapenko volta a derrotar Swiatek e atira a campeã para fora do US Open

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt