Os recordes e registos que Nadal alcançou com o título em Montreal

Por Nuno Chaves - 12 Agosto, 2019

A semana de Rafa Nadal foi simplesmente memorável. O número dois mundial conquistou o ATP 1000 de Montreal, ao demonstrar durante toda a semana um nível de jogo bastante elevado, prova disso, foi a final frente ao russo Daniil Medvedev.

Mas este título no Canadá permitiu ao maiorquino alcançar uma série de registos… históricos. É que Nadal tornou-se no primeiro homem a ganhar, pelo menos, dez títulos Masters 1000 em duas superfícies diferentes, foi também o primeiro jogador a conquistar cinco torneios num único torneio em hard court (Canadá) e em terra batida (neste caso foram mais do que um, já que alcançou isto em Roland Garros, Barcelona, Monte Carlo e Roma).

Mas há mais. Nadal tornou-se no segundo jogador na história a conquistar 20 títulos em hard courts e outros tantos em terra batida. O único tenista que havia alcançado esta proeza tinha sido Ivan Lendl. Por fim, o tenista de 33 anos garante o estatuto de segundo cabeça-de-série no US Open, faça o que fizer Roger Federer em Cincinnati.

Nuno Chaves
Jornalista na TVI; Licenciado em Ciências da Comunicação na UAL; Ténis sempre, mas sempre em primeiro lugar.