Os números incríveis da vitória de Alcaraz: vai ser (pelo menos) top 40 e faz o que ninguém conseguia há 33 (!) anos

Por José Morgado - Setembro 6, 2021
alcaraz-recordes

Carlos Alcaraz não vê limite na sua vontade, ambição, talento e, acima de tudo, coração. Aos 18 anos e quatro meses, o tenista de Múrcia apurou-se este domingo para os quartos-de-final do US Open, fazendo história ao tornar-se no tenista mais jovem da Era Open no top 8 da prova em singulares masculinos (superou Andre Agassi por uma semana)… mas não só! Carlitos alcançou uma série de registos impressionantes, que aqui tentamos resumir:

— Antes da Era Open, é preciso recuar até 1963 para encontro um quartofinalista mais jovem: foi… um brasileiro: Thomaz Koch;

— Alcaraz é ainda o quartofinalista de Grand Slam mais jovem desde Michael Chang em Roland Garros… 1990. Chang já era nesse ano o campeão em título em Paris, depois de ter vencido o seu primeiro e único Major na terra batida gaulesa em 1989.

— Alcaraz vai subir ao top 40 com esta presença nos quartos-de-final. Se passar mais uma ronda, será top 30.

— Alcaraz é o primeiro jogador de 2003 a chegar aos quartos-de-final de um Slam. Ninguém nascido em 2002 já conseguiu tal feito.

— Alcaraz é o tenista mais jovem desde 1988 (!) a a vencer dois encontros seguidos em cinco sets. Há 33 anos, Michael Chang, com 16, fê-lo também no US Open (2.ª e 3.ª rondas).

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt