Os números absurdos de Nadal nas primeiras semanas de Roland Garros: 159-6 em sets!

Por Pedro Gonçalo Pinto - Maio 27, 2022

Rafael Nadal somou mais um passeio em Roland Garros, desta feita ao desfazer-se facilmente do desafio que Botic van de Zandschulp podia eventualmente impor. O treze vezes campeão em Paris não cedeu qualquer set a caminho dos oitavos-de-final, garantindo mais uma vez a qualificação para a segunda semana do Grand Slam francês.

Ora, desta forma, Rafa alargou ainda mais os registos impressionantes que apresenta em Roland Garros. São já 53 vitórias nas primeiras semanas em Paris, com 18 na primeira ronda, 18 na segunda e 17 na terceira, sempre sem perder. E não são eventualmente 18 na terceira porque desistiu antes de defrontar Marcel Granollers em 2016.

Por outro lado, tem um surreal registo de 159 sets ganhos e apenas seis perdidos nas três primeiras rondas de Roland Garros. Os corajosos que conseguiram esse feito de roubar um set a Nadal? Paul-Henri Mathieu na terceira ronda de 2006, John Isner (dois) na primeira ronda de 2011, Daniel Brands na primeira ronda de 2013 e Martin Klizan na segunda do mesmo ano, e ainda David Goffin na terceira de 2019.

Por outro lado, esta foi a 86.ª vez que Nadal conquistou um encontro sem perder nenhum set, o suficiente para estar à frente de qualquer tenista… nas vitórias em qualquer número de sets. Novak Djokovic tem um total de 84 em Paris, Roger Federer soma 73 e Guillermo Vilas conta com 57. Em termos absolutos, Nadal tem 108.


Transmissões de todos os jogos de Roland Garros é na betano.pt! Se és fã de ténis e queres acompanhar de perto o maior torneio de ténis francês, clica AQUI. Entra na Missão Roland Garros Betano, aposta e ganha com os teus dotes de adivinhação. Para isso, só tens de fazer uma aposta múltipla (3 ou mais seleções) no torneio, com o valor mínimo de 5€. Caso percas a aposta, recebes 50% do valor apostado até 20€.

Pedro Gonçalo Pinto
Comentador Sport TV e ligado ao Jornal Record. Ténis acima de tudo.