O que Nadal precisa de fazer nas ATP Finals para voltar a ser número um do Mundo

Por Pedro Gonçalo Pinto - Novembro 5, 2022

Rafael Nadal tem repetido que agora já não luta para ser número um do Mundo, visto que esse não é o seu foco. No entanto, especialmente com Carlos Alcaraz fora das ATP Finals, a verdade é que o maiorquino chega a Turim com claras hipóteses de terminar a temporada como líder do ranking mundial masculino.

Rafa tem 5.820 pontos neste momento, ao passo que Alcaraz fecha o ano com 6.820. São mil pontos que separam os dois tenistas, pelo que Nadal nem tem de conquistar as ATP Finals pela primeira vez na carreira para se tornar o novo número um do Mundo. ‘Basta’ ao espanhol ganhar os três encontros da fase de grupos (200 pontos cada) e ultrapassar as meias-finais (400), igualando os 6.820 de Alcaraz.

Se isso acontecer e Nadal perder a final com alguém que não um Stefanos Tsitsipas que tenha ganho as ATP Finals, então Rafa vira número um… em igualdade pontual com Alcaraz. E por que é que fica o maiorquino à frente? Porque soma mais pontos nos Grand Slams, Masters 1000 e ATP Finals do que Carlitos.

Resumindo, para não depender de ninguém, Nadal tem de ganhar as ATP Finals, não importando como corre a fase de grupos. Para lhe bastar chegar à final com uma fase de grupos perfeita, precisa que Tsitsipas não limpe a competição.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt