O feito brutal de Sinner que o deixa ao nível de… Federer e Djokovic

Por Pedro Gonçalo Pinto - Janeiro 29, 2024

Jannik Sinner viveu um autêntico sonho no Australian Open 2024, ao conquistar o seu primeiro título do Grand Slam. E não se tratou de nenhum passeio ou de um quadro simpático com o qual se deparou. Bem pelo contrário. É que basta ver que o italiano de 22 anos alcançou algo que o deixa ao nível de… Roger Federer Novak Djokovic.

O número quatro do ranking ATP teve uma reta final de torneio do mais exigente possível, ao derrubar jogadores do top 5 nos ‘quartos’, ‘meias’ e final, batendo Andrey Rublev (5.º), Novak Djokovic (1.º) e Daniil Medvedev (3.º), respetivamente. Pois bem, encontrar um feito semelhante em Grand Slams disputados em piso rápido é quase impossível.

É algo que aconteceu apenas em duas outras vezes. Uma delas foi obra de Federer no US Open 2007, superando Andy Roddick, Nikolay Davydenko Novak Djokovic rumo ao título. A outra pertenceu ao próprio Djokovic no Australian Open 2012, ao levar a melhor diante de David Ferrer, Andy Murray Rafael Nadal.

Leia também:

 

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt