Nuno Borges vira sobre Monteiro e está na FINAL do nacional pela 1.ª vez

Por Tiago Ferraz - Julho 18, 2020
Nuno-Borges
Imagem: Bola Amarela

Nuno Borges está na final do campeonato nacional absoluto pela primeira vez na carreira depois de ter derrotado, este sábado, João Monteiro, campeão de 2016 e 2018, em três sets, por 4-6, 6-3 e 6-4 .

O encontro começou com algumas trocas de bolas longas e foi mais favorável a João Monteiro, que arrancou da melhor forma com o break inicial a Nuno Borges, que entrou irregular (0-1), e serviu, de seguida, para o 2-0 com jogo em ‘branco’ depois de um jogo de serviço muito autoritário.

Com o break de vantagem, João Monteiro ainda foi ‘apertado’ no quarto jogo, mas saiu por cima e manteve-se na frente com um resultado de 3-1 a seu favor.

A partir desse momento, João Monteiro esteve muito eficaz na variação de jogo, chegou ao 5-3 e deixou Nuno Borges a servir para se manter no set.

O maiato não cedeu à pressão, reduziu para 4-5, mas João Monteiro acabou por fechar o primeiro set com um 6-4 a seu favor com mais um jogo de serviço bastante eficaz.

No início da segunda partida, o equilíbrio foi nota dominante, mas foi mesmo Nuno Borges quem elevou o nível de jogo e provocou o primeiro desequilíbrio no marcador no sexto jogo (4-2) e serviu para chegar ao 5-2 e deixou Monteiro com serviço na mão para se manter no set: o portuense não teve problemas e fechou o jogo em ‘branco’.

No nono jogo, Nuno Borges esteve tranquilo e conseguiu fechar o set com uma pancada fabulosa para levar o encontro a um terceiro e decisivo set.

Na terceira partida, João Monteiro começou a sentir o cansaço acumulado, mas o set manteve-se muito equilibrado até ao quarto jogo (2-2).

No jogo seguinte, depois de um jogo muito bem disputado, Borges conseguiu mesmo o break (3-2) e serviu para o 4-2, ficando assim a dois jogos da final do campeonato nacional absoluto.

No sétimo jogo, Nuno Borges teve bastantes oportunidades para fazer o break e conseguiu mesmo voltar a fazê-lo para chegar ao 5-2. Quando parecia embalado para a vitória, Borges cedeu (5-3) e Monteiro serviu para o 5-4.

Na segunda oportunidade para fechar o set e o encontro, Borges esteve mais tranquilo e venceu mesmo o set e o encontro (6-4).

Nuno Borges está assim pela primeira vez na final do Campeonato Nacional Absoluto e vai jogar a final com o vencedor do encontro entre Frederico Silva, primeiro cabeça-de-série, e Tiago Cação, terceiro pré-designado.

Jornalista de formação, apaixonado por literatura, viagens e desporto sem resistir ao jogo e universo dos courts. Iniciou a sua carreira profissional na agência Lusa com uma profícua passagem pela A BolaTV, tendo finalmente alcançado a cadeira que o realiza e entusiasma como redator no Bola Amarela desde abril de 2019. Os sonhos começam quando se agarram as oportunidades.