Nuno Borges brilha rumo ao quadro principal de Roland Garros

Por José Morgado - Maio 19, 2022

Nuno Borges, de 25 anos, continua a viver uma estreia em torneios de Grand Slam absolutamente memorável. O maiato, número 126 do ranking mundial e 20.º cabeça-de-série da fase prévia em Paris, qualificou-se esta quinta-feira para o quadro principal de Roland Garros, onde se junta, para já, a João Sousa (singulares e pares) e Francisco Cabral (apenas pares), numa altura em que Pedro Sousa ainda se pode juntar a eles.

No encontro de acesso ao quadro principal, Borges, número dois nacional, derrotou o jovem húngaro Zsombor Piros, antigo campeão de Grand Slams júnior e número 189 ATP, por 3-6, 6-2 e 6-1, num encontro em que foi de menos a mais, mas no qual acabou muito por cima, impondo-se ao cabo de 1h45. Nuno foi mais agressivo, mais intenso, mais esclarecido e, acima de tudo, mostrou estar muito superior ao rival em termos físicos, apesar de ter jogado três encontros em três sets esta semana.

Nuno Borges, uma antiga estrela do circuito profissional norte-americano que viu a sua estreia em Grand Slams ser adiada por alguns azares nos últimos meses — uma lesão no verão de 2021 e a covid-19 já na Austrália, para onde viajou em janeiro –, aproveitou da melhor maneira esta primeira chance para se tornar no nono jogador masculino português a jogar o quadro principal de um Major.

https:\/\/bolamarela.pt//bolamarela.pt//twitter.com/josemorgado/status/1527226303178481665

 

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt