Nuno Borges arrasa e conquista o seu nono título da carreira no Algarve

Por José Morgado - Novembro 8, 2020
borges
Foto FPT

Nuno Borges, jovem português de apenas 23 anos que depois de quatro anos brilhantes no circuito universitário norte-americano (terminou 2019 como número 1 do ranking) está a cumprir esta temporada a sua primeira como profissional, conquistou este domingo o nono título de singulares no circuito internacional, ao vencer o ITF M15 da Quinta do Lago, no Algarve.

O maiato, que ocupa esta semana o 458.º posto do ranking mundial mas já tem entrada garantida no top 400 ATP, derrotou facilmente na final o belga Michael Geerts, número 393 da hierarquia mundial, por 6-0 e 6-1, em apenas 52 minutos, para somar o seu terceiro título de 2020 em seis finais disputadas — mais do que qualquer tenista esta temporada a nível ITF.

Este foi um fim-de-semana atribulado para Borges, que teve de vencer quatro encontros em dois dias para ser campeão: oitavos-de-final e quartos-de-final no sábado; meias-finais e final este domingo. Perdeu apenas um set nesses quatro duelos.

Borges descansa agora uma semana, antes de jogar três torneios seguidos em terra batida. Dois eventos ITF M15 em Espanha e, para fechar, o Challenger da Maia, no seu clube e na sua cidade. O objetivo continua a ser ficar o mais próximo possível do top 400, mesmo num ano em que foi muito difícil somar pontos e subir na classificação mundial.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt