Novo rei da terra batida? O dado que deixa Alcaraz à frente de toda a gente

Por Pedro Gonçalo Pinto - Fevereiro 16, 2023

Carlos Alcaraz deu o pontapé de saída na sua temporada de 2023 a derrotar Laslo Djere na segunda ronda do ATP 250 de Buenos Aires. Depois de uma lesão o impedir de disputar o Australian Open, o jovem espanhol seguiu diretamente para a terra batida, uma espécie de zona de conforto onde tem alcançado resultados de forma altamente consistente desde que disparou no circuito no ano passado.

Ora, o triunfo contra Djere foi o 28.º em terra batida desde o arranque de 2022, estatística que o coloca no topo de todos os jogadores no circuito ATP nessa superfície. Mas também impressiona o facto de estas 28 vitórias terem sido alcançadas em somente 32 oportunidades, o que lhe dá 87,5% de aproveitamento no pó de tijolo.

Resta agora saber como estará no desafio diante de Dusan Lajovic, a contar para os quartos-de-final de Buenos Aires, sendo que na próxima semana terá já a tarefa de tentar defender o título no ATP 500 do Rio de Janeiro.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt