Naomi Osaka joga muito e elimina facilmente Gauff no US Open

Por José Morgado - Setembro 1, 2025
Osaka

Naomi Osaka, ex-número um do Mundo e campeã do US Open em 2018 e 2020, brilhou esta segunda-feira para se qualificar para os quartos-de-final do Major norte-americano pela terceira vez. É a quinta ocasião em que a japonesa de 27 anos chega às oito melhores tenistas de um Grand Slam. Nas quatro anteriores? Acabou campeã!

A japonesa fez uma exibição de grande qualidade para derrotar facilmente a norte-americana Coco Gauff, campeã deste torneio em 2023 e atual número três do Mundo, por 6-3 e 6-2, num encontro resolvido em pouco mais de uma hora. A japonesa esteve muito bem (perdeu apenas seis pontos de serviço em todo o encontro), mas Gauff fez uma das piores exibições de que há memória numa top 3 mundial, disparando 33 erros não forçados, grande parte com a pancada de direita.

Osaka, que nunca tinha derrotado uma top 5 num Grand Slam e ainda não tinha sequer vencido uma top 10 em 2025, vai defrontar nos quartos-de-final quem ganhar o confronto entre a checa Karolina Muchova, 13.ª WTA e semifinalista em 2023 e 2024 (ano em que bateu Osaka na segunda ronda) e a ucraniana Marta Kostyuk, 28.ª WTA.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com