Nadal sofre nova reviravolta, perde com De Minaur e sai da United Cup de mãos a abanar

Por Pedro Gonçalo Pinto - Janeiro 2, 2023

Até se podia tratar de um encontro que já não mudava nada na United Cup, mas Rafael Nadal mostrou desde o primeiro segundo que queria muito terminar a sua participação na prova com um triunfo. Só que Alex de Minaur também. E a verdade é que o australiano alcançou o maior triunfo da carreira — apenas o segundo contra um jogador do top 5 em 20 tentativas –, ao somar uma reviravolta impressionante.

O Demon saiu por cima com os parciais 3-6, 6-1 e 7-5, ao cabo de 2h43, num duelo que teve uma história semelhante ao que Rafa viveu diante de Cameron Norrie. O espanhol de 36 anos realizou um primeiro set de excelente nível, especialmente a partir do momento em que estava a perder por 3-2, mas sofreu uma queda abrupta de rendimento no segundo parcial, no qual perdeu todos os jogos equilibrados.

Já a terceira partida tornou-se uma verdadeira batalha, com De Minaur a resistir no limite, aproveitando um péssimo jogo de serviço de Rafa quando estava 5-5 para depois fechar. Assim, Nadal sai com duas derrotas da United Cup, o único torneio que tinha nos planos antes de defender o título no Australian Open.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt