Nadal rejeitou wild card para Roland Garros em 2002 para não faltar aos exames de 9.º ano

Por José Morgado - Maio 24, 2020
nadal

Rafael Nadal é hoje em dia a figura mais relevante da história de Roland Garros, com nada mais, nada menos do que 12 títulos em singulares masculinos, mas aquilo que muita gente não sabe — e que foi recordado esta semana pelo ‘Mister Only Tenis’ — é que o espanhol recusou um convite para se estrear com apenas 15 anos no torneio de juniores.

Um dos melhores tenistas do Mundo em sub-14 e sub-16, Rafa teve um wild card da organização para jogar o quadro principal de juniores da edição de 2002, mas recusou-o… para não faltar aos exames nacionais do terceiro ciclo de escolaridade (9.º ano). Prodígio desde muito jovem, Nadal acabou por chegar às meias-finais de Wimbledon um mês depois e não voltaria a jogar qualquer evento de sub-18 depois desse.

https:\/\/bolamarela.pt//bolamarela.pt//twitter.com/OnlyRogerCanFly/status/1264230598924816386

Nadal acabaria por se estrear em Roland Garros, a qualquer nível, em 2005, com 18 anos, ano em que, como se sabe, acabou por vencer o primeiro dos seus 12 títulos de singulares.

 

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com