Musetti sem rodeios: «Quero jogar como Roger Federer»

Por José Morgado - Maio 13, 2023

Lorenzo Musetti é uma das estrelas da nova geração do ténis mundial. O jovem italiano, nascido em 2002, tem um estilo de jogo entusiasmante e não se encolhe na hora de dizer que está a tentar jogar cada vez mais… como Roger Federer.

“Tenho uma imagem gravada da minha cabeça de quando era muito jovem ver aqui o Federer jogar. Ele sempre foi a minha inspiração e de cada vez que treino ou jogo aqui no Foro Italico tento fazer tudo como ele fazia. Tento bater na bola e mexer-me da mesma maneira que ele fazia”, confessou o jogador que esta semana compete no maior torneio do seu país, o ATP Masters 1000 de Roma.

O antigo campeão de Grand Slams em juniores tem mesmo dificuldades em identificar uma caraterística de Federer da qual gosta mais. “Gosto de tudo, é difícil escolher, mas se tivesse de destacar algo seria o estilo. É tão elegante. Ele era único, uma combinação entre diversão e eficácia, fazia tudo parecer fácil. Acho que há semelhanças entre os nossos estilos e sempre tentei imitá-lo desde criança, quando comecei a jogar ténis”.

Leia também:

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com