Muguruza e Kontaveit caem com estrondo e Swiatek passeia rumo à 3.ª ronda

Por José Morgado - Janeiro 20, 2022

Garbiñe Muguruza, número três do Mundo, e Anett Kontaveit, sexta classificada WTA, as duas finalistas das WTA Finals e duas das naturais candidatas ao título no Australian Open, sofreram esta quinta-feira as suas piores derrota dos últimos tempos, ao cairem com estrondo e de forma muito surpreendente na segunda ronda do Australian Open, em Melbourne.

A espanhola de 28 anos, campeã das Finals em novembro de 2021, caiu no encontro de abertura da Rod Laver Arena com a francesa Alizé Cornet, 61.ª WTA e antiga top 20, por 6-3 e 6-3, ao passo que Kontaveit, de 25 anos, passou totalmente ao lado do embate diante da jovem dinamarquesa Clara Tauson, de 19 anos e já 39.ª WTA, por 6-2 e 6-4. Cornet espera agora por Tamara Zidansek ou Heather Watson, ao passo que Tauson tem encontro marcado com Danielle Collins, que derrotou a croata Ana Konjuh, por 6-4 e 6-3.

https:\/\/bolamarela.pt//bolamarela.pt//twitter.com/AustralianOpen/status/1483978728430440449

Iga Swiatek, número 9 do Mundo e uma das candidatas às rondas finais numa muito interessante e aberta metade interior do quadro feminino, escapou ilesa à manhã difícil para as top 10 mundiais, ao derrotar facilmente a sueca Rebecca Peterson, 82.ª WTA, por 6-2 e 6-2.

Marketa Vondrousova (41.ª WTA) também se mostrou a bom nível ao derrotar a russa Liudmila Samsonova (37.ª), por 6-2 e 7-5.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt