Muchova salva match point em duelo épico com Sabalenka e estreia-se em finais de Slam

Por José Morgado - Junho 8, 2023

Karolina Muchova, checa de 26 anos que demonstrou sempre ter talento para uma carreira muito melhor do que aquela que tem protagonizado até ao momento, alcançou esta quinta-feira a vitória mais importante e especial da sua carreira, ao qualificar-se para a final de Roland Garros, a sua primeira em torneios de Grand Slam.

Num dos melhores encontros da temporada — e seguramente uma das melhores meias-finais femininas de Grand Slam dos últimos anos –, Muchova, número 43 do ranking WTA, derrotou a bielorrussa Aryna Sabalenka, número dois do Mundo e que estava invicta em torneios de Grand Slam numa temporada em que tem sido a melhor jogadora, por 7-6(5), 6-7(5) e 7-5, em 3h13, numa batalha que encantou os espectadores que encheram o Court Philipe Chatrier. Muchova, que chegou a ter break de vantagem (2-0) no segundo set, virou de 2-5 e match point abaixo no terceiro set.

Muchova espera agora por Iga Swiatek (1-0 no confronto direto) ou por Beatriz Haddad Maia (2-0) na final de sábado às 14 horas.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt