Moya revela qual a maior melhoria de Nadal desde que trabalham juntos

Por José Morgado - Maio 19, 2020
nadal-moya

Carlos Moya, antigo número um mundial e atual treinador de Rafael Nadal, juntou-se à equipa técnica do número dois do Mundo em 2016, com excelentes resultados nos últimos anos. Em entrevista à rubrica ‘Player’s Cut’ do Eurosport, que está a reviver alguns dos momentos mais marcantes da carreira do maiorquino esta semana, Moya explicou quais foram as melhorias que considera ter desenvolvido com Nadal no jogo do campeoníssimo ao longo dos últimos anos.

“Em 2015, ele tinha tido problemas físicos e perdeu imensa confiança. A minha ideia desde início passava por convencê-lo a ser mais agressivo e para isso era indispensável melhorar o serviço. Na minha opinião, a grande diferença e melhoria foi a qualidade do segundo serviço. Tentei que ele utilizasse o serviço para encurtar os pontos. E fomos conseguindo”, confessou o também natural da mesma ilha das Baleares.

Moya lembrou ainda o momento em que Nadal esteve mais nervoso. “A final de Roland Garros em 2017. Ele não ganhava um Grand Slam há três anos e tinha perdido a final do Australian Open meses antes. Não sabíamos quantos mais momentos daqueles iríamos ter, mas ele jogou provavelmente o melhor torneio da sua vida durante as duas semanas. Não perdeu um único set.”

 

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt