Monfils prepara-se para sair do top 200 pela primeira vez desde que tinha 18 anos

Por Pedro Gonçalo Pinto - Dezembro 22, 2022

Depois de realizar apenas 21 encontros em 2022, Gael Monfils prepara-se para dar um grande trambolhão no ranking ATP. Sem competir desde agosto, quando desistiu do Masters 1000 de Montreal devido a lesão, o francês também já retirou o seu nome do Australian Open e não irá defender o seu título em Adelaide, pelo que a queda será inevitável e muito acentuada.

Para que se tenha noção, o francês de 36 anos, hoje em dia no 52.º posto da hierarquia mundial masculina, vai perder 360 pontos dos quartos-de-final do Australian Open e 250 do título de Adelaide, o que fará com que saia… do top 200! É certo que Monfils poderá usar ranking protegido para entrar nos torneios mais importantes e cortar caminho, mas trata-se de algo marcante.

É que La Monf, que também celebrou o nascimento do seu primeiro filho este ano, não sai do top 200 desde 24 de janeiro de 2005, quando tinha apenas 18 anos. Agora, prepara-se para ter de fazer o caminho de regresso ao topo.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt