Troféu da United Cup é banhado a ouro e prata e demorou 400 horas a ser feito

Por Pedro Gonçalo Pinto - Dezembro 22, 2022

A United Cup promete agitar o ténis mundial, não só por ser o primeiro torneio da temporada mas também por ser uma prova mista com um enorme prize money para distribuir pelas estrelas. E esse luxo também se pode ver no troféu, que foi apresentado com pompa e circunstância, tratando-se de um artefacto banhado a ouro de 24 quilates e prata de lei, sendo que ficará nas mãos dos representantes de uma das 18 seleções que estarão na Austrália.

Com 50 centímetros de altura, o troféu tem 36 hastes para representar os pares mistos, sendo que cada uma foi moldada à mão. “Queríamos um troféu que fosse icónico, muito especial e único para a United Cup. E queríamos algo que realmente simbolizasse a união de jogadores masculinos e femininos”, disse o diretor da competição.

A taça foi desenhada por Trevor Brown, estilista-chefe da Thomas Lyte, conceituada empresa que tem autorização real como ourives, sendo que o troféu foi construído à mão por dez mestres… ao longo de mais de 400 horas. “Os nossos artesãos e designers estão muito orgulhosos desta peça. É uma das nossas favoritas”, disse o diretor da Thomas Lyte.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt